segunda-feira, 24 de agosto de 2009

BLOG, UM GÊNERO textual .
Este trabalho busca compreender que recursos lingüísticos são
usados por adolescentes na construção do gênero blog, com o objetivo
de subsidiar a prática pedagógica de professores de língua portuguesa

1. Introdução
“(...) Só que agora, finzinho do finzinho do século, surgiu um outro
tipo de casamento. O casamento de letras. Letras de textos.
Apaixona-se, hoje em dia, pelo texto. Via Internet. (...) Começa no
chat, com o texto. (...) Moças de vírgulas acentuadas, exclamações
sensuais e risos de entortar qualquer coração letrado ou iletrado.
(...) Sim, pela primeira vez nesta nossa humanidade já tão velhinha,
as pessoas estão se conhecendo primeiramente pela palavra escrita.
E lida, é claro. (...) Jamais, em tempo algum, o brasileiro escreveu
tanto. E se comunicou tanto. E leu tanto. E amou tanto”.


O blog
O termo Weblog é derivado da união das palavras inglesas Web
(rede) e log (diário de bordo onde os navegadores registravam eventos
de suas viagens). Segundo LISBÔA (2003), a maioria dos blogs tem a
função de diário aberto, criado pelos blogueiros para desabafar quando
não há amigos por perto, expor idéias, opiniões e críticas ou, ainda,
porque se tornou moda em passado recente, servindo hoje para que
as pessoas se conheçam melhor e para que aqueles que estão longe
fiquem sabendo o que se passa no cotidiano de seu “dono”.8
A estrutura dos blogs é relativamente padronizada: obedece a uma
ordem cronológica inversa da leitura canônica, isto é, os textos mais
recentes produzidos pelo(s) proprietário(s) do blog, chamados posts,
aparecem no topo da página e os mais antigos no final. Normalmente,
o blogueiro adiciona tais posts quase que diariamente, podendo inserir
também textos de sua própria autoria, letras de músicas, poemas, ou
informações variadas, acompanhadas do registro da data – outra



Observando as manifestações lingüísticas surgidas na rede mundial de computadores a
cada dia, o objeto deste trabalho, o Blog, despertou interesse para ser investigado devido ao
seu crescimento no mundo virtual, e para compreensão da linguagem tal como vem se
manifestando em novos espaços de comunicação como este.

utilizado o Blog
como apoio à disciplina ,as aulas, aprendendo um pouco de informatica,escrevendo mais.
primeiro momento, alguns alunos apresentam certa resistência em criar seu Blog, mas, depois
de explorar suas potencialidades, por exemplo, quando aprendem como inserir uma imagem,
editar um texto, introduzir um link, muitos passam a utilizá-lo além das paredes da instituição,
transformando-o em um espaço realmente seu, particular, à imagem do blogueiro que
descobrem ser.
Ainda, há o interesse acerca de sua natureza, comunicativa e lingüística, através da
observação do crescimento de seus usos e diferentes aplicações em contextos tão diversos –
jornalísticos, educacionais, e outros – refletindo esta natureza variada, sem
padrões lingüísticos estáveis. Assim, o olhar desta investigação foca suas partes constitutivas
de forma a entendê-lo mais profundamente.
A análise dos Blogs estudados visa entender suas potencialidades como mecanismo de
comunicação; entender o que faz um anônimo expor-se com tanta facilidade em seu espaço;
levantar os motivos que unem determinados blogueiros em comunidades, algumas vezes não
explicitamente definidas, mas que carregam características claras de rede social, como a
solidariedade, a participação, a intenção de pertencer a um grupo e até mesmo a incluir
blogueiros nas comunidades já existentes.
Dentro deste contexto, estudar a questão dos gêneros digitais pareceu-me um
interessante ponto de partida como forma de obter subsídios lingüísticos para analisar a
formação de redes sociais. o Blog é um gênero textual do
discurso digital mais nele encontram-se diversos gêneros, ou seja, tipos de textos que
codificam traços e estruturas dos eventos sociais, bem como os propósitos dos participantes
discursivos envolvidos.
quando menciona gêneros digitais emergentes (ou do
discurso digital) do qual o Blog seria um exemplo.
Acredito serem estes alguns dos argumentos que justifiquem uma pesquisa nesta linha
de investigação. Desta forma, para iniciar e esclarecer o que é um Blog, faz-se necessário
conhecer um pouco de sua história e do contexto no qual foi criado.

2. Blog – como surgiu e o que é o blog.
A principal versão é de que Jorn Barger - autor de um dos primeiros FAQ2 teria sido o
primeiro usuário de um Blog e que este era um espaço utilizado para descrever sites pessoais
atualizados frequentente com comentários e links. O Blog de Barger de aparência diferente
dos atuais, mantém a mesma interface de quando foi criado e não poderia ter sido criado por
quem não entendesse de linguagem HTML3 e soubesse construir sites, como acontece
atualmente, possibilitando, pela facilidade de manuseio, que qualquer pessoa construa seu
Blog, mesmo que não esteja familiarizada com esta tecnologia.
Primeiro Blog: www.robotwisdow.com
Pesquisando a blogosfera, encontra-se diversos espaços que têm se tornado palco para
discussão de assuntos diversos, apresentação de informação, troca de idéias... E não somente
na esfera pessoal. Há várias empresas que vêm utilizando esta tecnologia para comunicação
interna e tomada de decisão conjunta. O Blog já extraplou a função de “diário virtual” para
cair no gosto de pessoas de diversos segmentos da sociedade.
OBlog “tem jeito de onomatopéia,[Significa imitar um som com um fonema ou palavra. Ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz ] mas não é. Define um site pessoal, ou comunitário, sem finalidades comerciais, que
utiliza um formato de diário com registros datados e atualizados freqüentemente”.

Há Blogs como o de uma alfaiataria em Londres – a English Cut - que mantém seu
espaço na web dando explicações sobre como se faz um bom terno, com descrições
minuciosas de tecidos e de como identificar uma peça de bom corte.
O autor, proprietário da empresa, também utiliza o espaço para contar de suas viagens,
como um diário, mas, sempre mostrando as peças que produz no contexto da postagem. O
Blog multiplicou as encomendas que a empresa recebe. Muitas pessoas tornaram-se clientes e
querem ter um terno da English Cut, o que é bastante interessante. Estaria relacionado ao
sucesso virtual da empresa? Pode ser uma boa questão a investigar...
Blog de empresa: www.englishcut.com
Blog é gênero do discurso e nele manifestam-se vários gêneros.
A discussão acerca da estrutura lingüística do Blog encontra-se acirrada, por um lado
pelas contribuições de Marcuschi (2004) quando introduz a discussão deste tema –
acrescentando Chats, fóruns de discussão via Web e emails - buscando caracterizá-lo como
gênero digital e, de outro lado, quem não o considere um gênero específico, mas, sim, um
espaço de comunicação no qual, num plano mais pragmático, funcionaria como um sistema
menos complexo e mais rápido para que textos e fotos sejam disponibilizados na rede mundial
de computadores, facilitando, assim, a fabricação de páginas por pessoas sem muito
conhecimento técnico sobre o funcionamento deste veículo (Schittine, 2004).
Neste espaço, a relação entre o blogueiro e seu leitor é construída através da
linguagem utilizada na escrita dos posts4 e respostas aos comentários dos visitantes. Daí a
pertinência de olhar esta linguagem e pensar sobre que tipo de gênero foi escolhido para
anunciar, por ela, os pensamentos do blogueiro.
O Blog é um espaço em que palavras, imagens, indicação de links e a organização de
tudo isso tem grande suporte da linguagem para existir .A
linguagem passa a exercer papel fundamental, pois ela será o meio pelo qual os visitantes
serão conquistados, podendo vir, a partir da relação que construírem, a formar redes sociais.
É possível encontrar alguns estudos, com investigação na linha da Lingüística, que têm
como seus objetos de investigação e-mails, chats .
Nas navegações têm ido contra a posição de que este espaço de
comunicaçã para expressar as idéias
dos blogueiros são bastante variadas, ou seja, é possível encontrar diferentes gêneros nos
Blogs. Assim, tem uma estrutura determinada, rígida, que o transformaria em mais um gênero

Neste Blog manifestam-se vários gêneros discursivos: receita, diário pessoal, notícia
entre outros. A cada dia escreveremos de maneira diferente e, para isso, utiliza-se de
recursos dferentes.

A linguagem é um sistema de significações que medeia a existência humana, como
concebido por Halliday (1989), o que possibilita a riqueza de formas variadas de expressão
dos sentimentos e idéias humanas. E há, ainda, uma outra questão que precisa ser posta em
discussão: o próprio Marcuschi (2005) levanta a necessidade de cautela ao definir e identificar
gêneros digitais, visto que a natureza da tecnologia que os abriga, em vertiginoso avanço,
pode invalidá-los com grande rapidez.
O Blog e tambem um diário pessoal, as anotações e as
agendas.
O blog pode haver manifestação de vários gêneros o que o transforma num espaço de
comunicação e não num gênero digital emergente, ou do discurso digital.
O que encontramos, na verdade, nos leva a crer que os eventos discursivos postados
num Blog relacionam-se com a intenção do blogueiro de comunicar seus pensamentos, as
notícias a que teve acesso (inclusive com vídeos e músicas), seus escritos de um modo geral e
outras coisas.
Se o gênero é um sistema estruturado em partes, com meios específicos para fins
específicos (Viana Jr. & Lima-Lopes, 2005), por quê, então, o Blog seria considerado um
gênero? É necessário encaminhar o olhar para a diversidade de Blogs que se encontra na rede
mundial de computadores. Fins específicos para meios específicos. Isto supõe gêneros
específicos para comunicar idéias variadas.
Comunicar idéias pressupõe maneiras particulares. Cada indivíduo encontra um modo,
o seu modo, que pode ser diferente a cada tema que tem a expor ou o mesmo. É particular.
Mesmo nos Blogs coletivos, ou seja, aqueles em que mais de um blogueiro faz postagens,
cada autor dá a sua característica ao texto e isso pode significar gêneros diferentes.
O Blog não pode, portanto, ser considerado um gênero virtual emergente! Ele
comunica as idéias de seus autores para públicos diversos, de modos diversos, utilizando-se
de diversos gêneros para isso...

Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BEIGUELMAN, Gisele. Blogs: existo, logo publico. 2003. In:
http://p.php.uol.com.br/tropico/html/textos/1578%2C1.shl, consultado em 02/01/2006.
HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood. Part A. In: Halliday, M. A. K. & Hassan, R.
Language, Context and Text: Aspects of Language in a Social-Semiotic Perspective. Oxford,
OUP, 1989.
KRESS, Gunther. Linguistic Processes in Sociocultural Practices. Oxford, OUP, 1989.
MARCUSCHI, LUIZ ANTONIO. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia
digital. In: MARCUSCHI, L. A. & Xavier, A. Hipertexto e Gêneros Digitais: novas formas
de construção do sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.
_____. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, A. M.,
GAYDECZKA, Beatriz, BRITO, K.S. (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. União da
Vitória: Kaygangue, 2005.
SCHITTINE, Denise. Blog: comunicação e escrita íntima na Internet. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 2004.
VIANA Jr., Orlando. & Lima-Lopes, R. E. A Perspectiva teleológica de Martin para a análise
dos gêneros textuais. In: MEURER, J. L., BONINI, Adair, MOTTA-ROTH, Désirée (Orgs.).
Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005.

Com o objetivo de subsidiar a prática de análise lingüística por professores
de língua portuguesa, este trabalho busca compreender, sob a ótica
sociointeracionista, como se dá a sistematização dos recursos lingüísticos na
construção de um gênero textual emergente: o blog. O corpus é formado
por textos coletados de diários on-line disponíveis na internet no mês de
março de 2004. Por ser própria de um ambiente marcado dentro do universo
virtual da internet, e por ser de apropriação de um grupo predominantemente
jovem, a linguagem do blog mostra-se na fronteira entre a fala e a escrita,
apresentando marcas que refletem o quanto as escolhas gramaticais, lexicais
e semânticas do internauta são motivadas pelo contexto situacional em que
é produzida. O entendimento desse processo pode auxiliar o professor de
língua a tomar posição diante das interferências da escrita virtual na escrita
escolar de seus alunos.

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